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… porque só assim se compreende.

TGA: Dos complexos conceituais às práticas cotidianas.

Posted by amandabonfimm em Maio 23, 2008

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO: DOS COMPLEXOS CONCEITUAIS ÀS PRÁTICAS COTIDIANAS.

De intróito, como diz a paráfrase: “Todo barco vai para onde seu comandante desejar”. Isto sintetiza o pensamento epistemológico acerca de Administração de Empresas, confirmando; portanto, que a verdade bem conhecida em nossos tempos: o sucesso de muitas empresas depende, em grande parte, de seu administrador.

Isto significa inferir que, a Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Tendo em vista sua primazia de funções, tais quais:

Þ Planejamento – diz respeito às decisões sobre objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar objetivos.

Þ Organização – compreende as decisões sobre a divisão de poder, traduzido em autoridade, tarefas e responsabilidades entre pessoas e na divisão de recursos para realizar as tarefas.

Þ Direção ou coordenação – trata de ativar as pessoas para atingir os objetivos propostos e proporcionar o sentido de missão, na expressão de “Peter Drucker”.

Þ Controle – abrange as decisões sobre a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados.

A administração se caracteriza como uma atividade meio; não é um fim em si mesma. Administrar diz respeito ao desempenho da organização como um todo, em um determinado contexto. Desempenho, por sua vez, está relacionado aos conceitos de eficácia, eficiência e efetividade. Eficácia é a capacidade de realizar objetivos, eficiência é utilizar produtivamente os recursos, efetividade é realizar a coisa certa para transformar a situação existente. Sendo, pois, conceituado por Peter Drucker como: “ Trata-se de uma estrutura de organização coesa com fins pré-estabelecidos”. Já Para Jules Henri Fayol é imprescindível que determinadas funçoes basilares de um administrador devem ser definidas, entre as quais: Planejar, Organizar, Controlar, Coordenar e Comandar, (POCCC).

Em resumo, para que compreeendamos as práticas cotidianas da Administração, é crucial que percebamos, que Liderança é o processo pelo qual um indivíduo influencia outros a realizar os objetivos desejados. Dentro da organização de uma empresa, e que o processo de liderança normalmente tem a forma de um gerente que influencia seus subordinados a realizarem os objetivos pela alta gerência. Existem dois tipos diferentes de liderança em qualquer organização – aqueles que são definidos, ou líderes formais e aqueles que agem como líderes de maneira informal.

Todos esses fatores têm o poder de influenciar o comportamento de liderança e a eficácia de um estilo de liderança. É com base neles que afirmamos que um bom líder incorpora as características apresentada a seguir:

· Administrador – o bom líder não se concentra apenas em manter a equipe no caminho certo. Ele é criativo, compreende os processos, avalia as atividades – para que elas prossigam e se tornem mais eficazes, organiza corretamente os processos etc.

· Estrategista – o bom líder se concentra nas questões relacionadas com a eficácia da equipe e nas questões do cotidiano. Ele planeja metas e define objetivos viáveis, dando o tempo razoável para que ambos sejam alcançados. Ele faz questão de que todos conheçam suas responsabilidades e reserva tempo para que eventuais imprevistos sejam corrigidos. Alem de tudo, o bom líder pensa a longo prazo e planeja o futuro.

· Promotor de mudanças: o bom líder não é rebelde, mas não se contenta em ficar sempre seguindo padrões já estabelecidos. Após conhecer bem tais padrões, ele e sua equipe passam a pensar em como mudar tais padrões para melhorá-los. Ele convence as pessoas a aceitar a mudança mostrando os aspectos positivos da novidade e por mostrar seu próprio envolvimento e entusiasmo.

· Especialista: o bom líder tem conhecimento sólido e atualizado sobre sua área de atuação. Mas, ele também não é “turrão”, indisposto e aceitar idéias e conceitos.

· Pessoal: o bom líder conhece bem cada membro de sua equipe de trabalho e sabe lidar com suas necessidades. Ele tem a certeza que o sucesso sempre depende muito da boa administração do material humano de um determinado projeto, além de promover um ambiente descontraído, aberto igual, fazendo com que os membros da equipe se sintam a vontade para expressar qualquer coisa, inclusive erros.

Então, um administrador deve apresentar certas habilidades e atitudes que discorremos a seguir:

Das Habilidades:

  • Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas.
  • Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.

Das Atitudes:

O dinamismo do administrador deve ter: Proatividade, ousadia, criatividade, cumpridor de promessas, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e ser um bom líder.

As principais virtudes fazem parte da personalidade do grande líder:

· Energia – o bom líder pode investir o máximo de sua capacidade física e mental na busca de objetivos. É uma pessoa que cuida da sua saúde e organiza todas as suas obrigações.

· Autoconfiança – o verdadeiro líder acredita em seu potencial para cumprir todas as tarefas a ele designadas, está disposto a correr riscos e policia seu próprio trabalho (compara resultados, revisa tarefas etc.).

· Administração financeira – um líder precisa saber montar e entender balanços, orçamentos, controle de custos e lucros, saber entender o que os números revelam e que números devem ser alcançados.

· Gerenciamento de pessoas – o verdadeiro líder sabe extrair melhor de sua equipe (este assunto será abrangido em uma aula futura).

· Autodeterminação – o líder de uma equipe tem a real disposição de “vestir a camisa” e fazer tudo dar certo, independente da idéia de seus colaboradores. Pensa no futuro e está disposto a alcançar tal futuro.

· Competitividade – o grande líder quer vencer, sempre, observando o fracasso como um desafio. Aproveita todas as oportunidades para melhorar e observa constantemente lideres vencedores.

Retirado do material de Geimes Raulino.

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